Conferência com o Prof. Rogério Haesbart e avaliação dos Organizadores e Participantes findam as atividades da II SEMAGEO

Iniciada às 20h20min da noite dessa sexta-feira, a Conferência de Encerramento da Segunda Semana de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, teve o Prof. Thiago Romeu apresentando o então conferencista da noite Prof. Rogério Haesbaert, que seguiu para sua explanação.

Da multiterritorialidade anos novos muros: paradoxos das des-territorialização contemporânea, esse foi o título da Conferência de Encerramento, tendo sido tratado num primeiro olhar o que viria a ser esses paradoxos das des-territorialização. Seguindo de alguns pressupostos conceituais, como o espaço/tempo, o território/des-territorialização (abordando o pragmatismo foucoltiano como o princípio de “onde há resistência existe o poder”, termos como Espaço Disciplinar, Meio, Estado, Indivíduos-corpo, Sociedade de Segurança), e nesse sentido, fez ressalva para o que venha ser considerado muro, que para o professor, está intrinsecamente ligado ao contexto e ao fator geo-histórico.

O Professor abordou diversos autores além de Foucault que são relevantes sobre a problemática em questão, dentre os vários, foram citados Deleuze, Brown, Fresia, Agamben e Klein que tiveram destaques.

Adentrando no tema proposto para o Encerramento, foi contextualizada com o caso dos Migrantes em Diáspora na atualidade e sua mobilidade freqüente gerando uma multiterritorialidade, e o surgimento dos novos muros partindo da Sociedade In Segurança, e da produção da Indústria do Medo. A contenção territorial foi denominada pelo professor como uma tática que vai de encontro aos problemas e não aos focos dos problemas e que tem sido utilizada na atual conjuntura, e como exemplos disso, citou os muros de contenção (com escala estadual e nacional) e os “campos” de exceção (através de ações do Estado com políticas de exclusão por inclusão).

Chegando ao fim de sua fala, o Prof. Rogério Haesbeart, destacou a diferença entre Contenção e “Contornamento”, e abordou sobre sua nova área de trabalho chamada de transterritorialização, e com concluiu com a seguinte pergunta: Muros para quem?, ressaltando a questão econômica como influente nesse processo.

No término da Conferência, o Prof. Sérgio Murilo – presidente da comissão organizadora do evento – disse que “conseguimos concluir com um público considerável e com um nome nacional e que para a terceira semana de geografia vamos nos organizar ainda mais”. O participante Victor Hugo – aluno de geografia – expôs que para ele foi gratificante ver que o curso vai tomando proporções maiores, que têm um futuro promissor, e que o empenho de cada um envolvido fez valer a pena o evento.

E sentindo desde já saudade de toda essa intensa semana, ficamos por aqui, nos comprometendo com você que leu nossas matérias, que ano que vem estamos de volta na III SEMAGEO.

 

 

 

 

Planejamento urbano em debate

Na noite da última quarta-feira (15) às 19h00, realizou-se mais uma aula do mini-curso “Instrumentos de Planejamento e Gestão Urbana” da 2ª semana de geografia da Universidade Federal de Campina Grande. Ministrada pelo professor Dr. Luiz Eugênio para os alunos do curso de geografia da própria universidade e de outras instituições.

O professor utilizou como metodologia da sua aula um debate dividindo os alunos em grupos, onde os alunos representavam atores de uma determinada cidade, como: promotor imobiliário, representante da prefeitura, representante de movimento de moradia, entre outros.

Problemas que ocorriam na cidade foram expostos, e o professor propôs que os alunos assumissem os papeis de representantes e os resolvessem. Foram incluídas nas discussões as estratégias que poderiam ser utilizadas para os demais grupos.

Os alunos do 1º período do curso de geografia da UFCG afirmam está gostando muito do mini-curso e que as aulas de forma dinâmica ajudam muito na aprendizagem do assunto.

Materia de Hildenia Karoline e Leticia Valeria

Fruto do Mini-Curso Geografia e Midia

 

 

 

 

 

Mini-curso discute a importância dos recursos midiáticos no ensino de Geografia

Foi realizado durante a segunda semana de geografia no campus de campina grande. O mini-curso intituladoGeografia e mídia: pesquisadores criativos na contemporaneidade, abordando de forma geral a questão da utilização das  novas mídias no ensino de geografia.

 

A intenção do mini-curso foi de introduzir aos futuros educadores da área de Geografia um conhecimento prévio sobre a necessidade de intenção por parte do professor com as novas tecnologias do ensino.

 

Uma vez utilizados de forma adequada, os recursos midiáticos tais como: vídeos, revista, slides, internet dentre outros que podem contribuir  decisivamente para a tão almejada dinamização do ensino aprendizagem, transformando a sala de aula num ambiente agradável e prazeroso para os educando.

 

O estudo sobre a utilização criativa e objetiva desses recursos pelo professor é de fundamental importância para nos situar sobre o uso dessas tecnologias no tocante. A transmissão do conhecimento não apenas em geografia como também em todas as disciplinas do ensino.

O referido mini-curso terminou suas atividades na noite dessa última quinta-feira (16), seguindo a programação da II SEMAGEO.

Produção de Elieusa Lima, Luciana Bezerra e Maria Catarina

Resultado Final do Mini-Curso Geografia E Midia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confiram a entrevista exclusiva do Prof. Molion concedida a Cobertura Jornalística da II SEMAGEO na noite da Abertura Exclusiva no último dia 14:

https://www.youtube.com/watch?v=D6_5Anm-mOY

https://semanageoufcg.wordpress.com/

 

 

Novo contanto entre a Comissão da II SEMAGEO e você, além do mais lá você encontra as fotos sempre atualizadas do nosso evento, acessa e vê: https://semanageoufcg.wordpress.com/

 

 

Abertura Oficial da II Semana de Geografia - Saiba como foi


Iniciada às 20h dessa última terça (14), a noite de Abertura da II Semana de Geografia teve momentos marcantes, dentre os quais, a execução do Hino Nacional Brasileiro, seguida da chamada dos professores para compor a mesa de abertura, dentre os quais: o vice-reitor Prof. Eduardo Simões; a coordenadora do curso Profa. Kátia Ribeiro; o coordenador de pesquisa e extensão da UAHG Prof. Zenon Sabino; os Professores da Comissão do Evento, Sérgio Murilo, Sérgio Malta, Débora Coelho e Xisto Serafim; o Prof. Responsável pela EDUFCG Antônio Clarindo; e o conferencista da noite o Prof. Luiz Carlos Baldicero Molion.

Foram apresentados os livros que estão em lançamento durante a noite: Desenvolvimento e Cidades no Brasil: contribuições para o debate sobre as políticas territoriais; Espaço interdisciplinar: Leitura, Meio Ambiente e Relações Sociais; e, Os Planos Diretores Municipais Pós-Estatuto da Cidade: balanços críticos e perspectivas; além da Revista Científica Rios.

Apresentado pela professora Débora Coelho, o conferencista da noite Prof. Molion começou sua explanação. Desmistificando o que hoje é chamado de Aquecimento Global, o Professor falou da intencionalidade midiática em divulgar as informações sobre essa problemática, e explicou sobre as Eras Glaciais vivenciadas, salientando que a ação humana é ínfima se comparada as naturais nesse processo.

“Uma geração privilegiada” afirmou o Professor, ao citar o sol em sua atividade mínima começando no inicio do ano de 2008 podendo durar por vinte anos, fenômeno esse, que ocorre a cada cem anos, e que estamos vivenciando hoje e tendo uma particularidade, que é ter equipamentos capazes de monitorar essas mudanças. Seguindo, pautou sobre as causas da variabilidade climática.

Chegando ao fim da Conferência, o professor ratificou suas teses, como a intencionalidade da mídia; a ineficácia do Protocolo de Kyoto; a origem duvidosa do petróleo; o “CO2 não controla o clima global” fazendo o público bradar essa refutação; as catástrofes meteorológicas como naturais nas fases da Terra; e ao invés do aquecimento, a afirmação que passaremos por um esfriamento global.

Num clima de que querer mais, a Conferência de Abertura chegou ao término, sendo servido a todos os participantes um Coffe-break. Vale destacar, que a II SEMAGEO prossegue até o fim da semana com as mais diversas atividades em sua programação.

Alan Soares

 

 

 

 

 

 

 

 

Início dos mini-cursos nortunos marcam a primeira noite da II SEMAGEO


A noite chegou na II SEMAGEO, e com isso, o inicio de três novos mini-cursos também. Curiosidades, expectativas e experiências são os climas que norteiam tanto os alunos quanto os ministrantes das oficinas.

Os mini-cursos noturnos são os seguintes:

- Instrumentos de gestão e Planejamento Urbano: ministrado pelo Prof. Dr. Luiz Eugênio;

- Geografia da Saúde na prática do trabalho: ministrado pela Profa. Dra. Martha Priscila e o graduando Antônio Cardoso Filho;

- Geografia e Mídia: pesquisadores criativos na contemporaneidade: ministrado pela Profa. Dra. Kátia Ribeiro e o graduando Alan Soares;

- e, Webquest: Nova Tecnologia de Ensino de Geografia: ministrado pelo Prof. Dr. Sérgio Malta.

Esse último, sendo transmitido em tempo real pelo Twitter, por meio de Twittcam.

Sobre avaliação deste primeiro dia de evento, o Prof. Thiago Romeu – comissão de organização – disse que apesar de corre-corre ver positivamente o começo das atividades. E quando perguntado sobre a Grande Abertura de amanhã à noite, foi claro: “Tô empolgado... esperando uma noite agradável, que seja inesquecível para todos nós”.

Amanhã (13), a programação do II SEMAGEO começa a partir das 9h, com o CineGeo, seguido por mais um turno de Credenciamento e os Mini-cursos vespertinos, e à noite, a Abertura Oficial com o Prof. Dr. Luiz Carlos Molion (UFAL).

Alan Soares 

 

 

 

 

 

 

 

INICIADAS NESSA TARDE AS ATVIDADES DA II SEMAGEO

 

Começou na tarde dessa segunda-feira (13) a II SEMAGEO, com o credenciamento que é de praxe em todo e qualquer evento, além do começo das atividades na modalidade de mini-curso. Esses, seguirão durante toda a semana nos períodos tarde e noite.

Este ano o evento conta com 7  mini-cursos que deverão colocar em pauta temas diversos que envolvem as relações do homem com o seu espaço, destacando a abordagem em questões atuais.

Os mini-cursos que começaram suas atividades nessa tarde foram:

-Noções de Geoprocessamento Aplicado à Geografia – Profa. Me. Aline de Lima (UFCG)

-Geografia, Meio Ambiente e o Semiárido: Ensino e Pesquisa através da musica regional – Sergio Murilo (UFCG)

-(Re) Definindo Centralidade: Formação, Processos Espaciais e Dinâmica Recente – Rachel Freire B. Torrez - Mestra em Planejamento Urbano e Regional (FURNE)

É interessante destacar que a II SEMAGEO deverá superar as expectativas da última edição, devido ao grande número de inscritos e a troca de saberes proposta. Além do mais, a coordenação do evento convida a todos para participarem da solenidade de abertura que ocorrerá na noite da próxima terça-feira (14) às 20h no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega (UFCG).

 

Editor: Alan Soares

Cobertura: Arthur Victor 

 

 

  

 

  

Lista definitiva dos trabalhos aceitos, na sexta feira anterior as apresentações orais serão disponibilizadas as listas das respectivas salas onde os trabalhos serão apresentados.

                                                         

                                                      Sala BZ 203 - BLOCO BZ das 13:30 às 16:00

 

Eixo 1 - UMA VISÃO PRELIMINAR: AS TRANSFORMAÇÕES E PERSISTÊNCIAS DO CENTRO TRADICIONAL DE COMÉRCIO DE CAMPINA GRANDE-PB - Alan Bezerra

 

Eixo 1 - É FESTA: A ORGANIZAÇÃO DO CARNAVAL E SUA RELAÇÃO COM A ECONOMIA DE CAICÓ/ RN - Aldenizy Lopes, Ione Morais

 

Eixo 1 - A REGIÃO E AS SUAS IMPLICAÇÕES CONTEMPORÂNEAS: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO DA FAZENDA TAMANDUÁ EM SANTA TERESINHA-PB - Izabelle Silva

 

Eixo 1 - A IMPORTÂNCIA DO ARTESANATO EM COURO COMO FONTE ALTERNATIVA DE DESENVOLVIMENTO PARA O DISTRITO DE RIBEIRA, CABACEIRAS-PB - Taciana Araújo

 

Eixo 1 - ANÁLISE TURÍSTICA DO ESPAÇO RURAL E URBANO: UMA PERSPECTIVA DO CARIRI PARAIBANO - Ilza Guedes; José Nascimento

 

Eixo 1 - AS RECENTES TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO: a centralidade do trabalho como categoria de análise na geografia no contexto da questão agrária brasileira - Thiago Queiroz

 

Eixo 1 - OS CAMINHOS DO TURISMO NO RIO GRANDE DO NORTE PELAS TRILHAS DO SERIDÓ - Marluce Silvino; Edna Furtado

  

                                                      Sala BC 107 - BLOCO BC - das 13:30 às 16:00

 

Eixo 1 - CONJUNTOS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL: DA FUNÇÃO DE ABRIGO E PROTEÇÃO A CONDIÇÃO DE RISCO - GeniraCosta, Hayldon Barros; Joana D'arc Pereira

 

Eixo 1 - SEGREGAÇÃO SÓCIO ESPACIAL NO BAIRRO DO CATOLÉ NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB - Grace Kelly Neri; Fábio Rios

 

Eixo 1 - ANALISE ESPAÇO TEMPORAL DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE: AS MUDANÇAS ESPACIAIS OCORRIDAS EM QUASE DUAS DÉCADAS - Rafael Morais, Janaína B. Silva

 

Eixo 1 - ESTUDO TEMPORAL DA EXPANSÃO URBANA DE CAMPINA GRANDE – PB COM O USO DE IMAGENS DE SATELITE - Felipe Maracajá; Janaína B. Silva

 

Eixo 1 - A EXPANSÃO DOS CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS E O AGRAVAMENTO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE (PB) - Everaldo dos Santos; Marcelo Souza 

 

Eixo 1 - NORMATIZAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTUDO DE CAMPO: DIFICULDADES, ERROS E ACERTOS MAIS COMUNS (ESTUDO DE CASO) - Jayara Santos; Bruna Holanda; Janaína B. Silva

 

Eixo 1 - CRESCIMENTO URBANO E VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA EM PEQUENAS CIDADES: Uma análise do loteamento Cidade Juracyr Palhano, Lagoa seca/ PB - Tatiane Santos

  

                                                  Sala BZ 204 BLOCO BZ   das 13:30 às 16:00

                

 

Eixo 1 - A ARCCA CATEDRAL, CAMPINA GRANDE - PB: DINÂMICA COMERCIAL E RELAÇÕES SOCIOESPACIAIS - David Almeida; Jessica Lima; Raiane Brito

 

Eixo 1 - TECENDO CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MODIFICAÇÃO FUNCIONAL EM JOÃO PESSOA/PB: O EXEMPLO DA AVENIDA JOSEFA TAVEIRA – MANGABEIRA - Diego Silvestre

 

Eixo 1 - A “RUA DO SOL” E DA LUA: O BAIRRO SANTA ROSA E A MUDANÇA DO USO DO SOLO NA RUA DO SOL - Cláudio Dantas; Helder Lima; Kátia Costa

 

Eixo 1 - TRABALHANDO COM CENTRALIDADE: A FUNÇÃO POLARIZADORA DO BAIRRO CATOLÉ EM CAMPINA GRANDE - Rafael Morais; Daniel Barbosa; Kátia Costa

 

Eixo 1 -  A(S) (RE)INVENÇÕES DA CIDADE: DE COMO OS POPULARES (RE)INVENTAM O(S) ESPAÇO(S) SOCIAL(AIS) E SÃO (RE)INVENTADOS PELOS DISCURSOS DOS SABERES TÉCNICOS - Antonio Clarindo de Souza

 

 

Eixo 1 - GLOBALIZAÇÃO, COMPETITIVIDADE E AMPLIAÇÃO DO PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL: O CASO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS - Suellen Silva Pereira

                                                  

                       Sala Fábio Gutemberg - BLOCO AB -  das 13:30 às 16:00

  

Eixo 2 - A IMPORTANCIA DAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB: PERSPECTIVA GEOGRAFICA - Polyana Priscilla Bezerra; Antonio da Silva Filho; Janaína B. da Silva

 

 Eixo 2 - POLÍTICAS CURRICULARES E ENSINO: Uma contribuição da pesquisa à formação do docente em Geografia da UEPB - Wanda Gomes; Reginaldo Ferreira e Marlene Oliveira. 

   

Eixo 2 - A CARTOGRAFIA QUE É ENSINADA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA RELFEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA - Michele Ferreira Neto; Paulo Cesar Silva; Vilma Brito 

 

 

 Eixo 2 - METODOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A CHAVE PARA O SUCESSO? Gabriela Silva; Izabelle Silva; Maria Suzane Silva

 

Eixo 2 - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO QUE ALUNOS DO 7º ANO “A” EJA NOTURNO TÊM SOBRE AS PAISAGENS NATURAIS BRASILEIRAS - Cleandro Almeida; Marlene Macário;  Giuseppe Carvalho

 

                                      Auditório do DCE - BLOCO DO DCE das 13:30 às 16:00

 

Eixo 2 - DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA AGRÁRIA - Ana Carolina Santos; Aline B. Lima

 

Eixo 2 - TRILHANDO CAMINHOS NA CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO DE CONTEXTUALIZADO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO DO SEMIÁRIDO PARAIBANO - Fabiano Oliveira

 

Eixo 2 - O ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS QUESTIONAMENTOS - Helena Araújo; Janaína Mercês

 

Eixo 2 - A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICA DE AULA EM CAMPO NA FORMAÇÃO DO PREFESSOR - Marta Barros; Alexandre Ramos

 

Eixo 2 - REFLEXÕES ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA I - José Nascimento, Ilza Guedes

 

                                          Sala 15 - Hall das Placas - das 13:30 às 16:00h

Eixo 3 - CONHECIMENTO GEOGRÁFICO DO AGENTE DE SAÚDE A PARTIR DAS HABILIDADES E COMPETENCIAS DESTACADAS NO DISCURSO DOS SUPERIORES HIERÁRQUICOS NO MUNICPIO DE CAMPINA GRANDE-PB  - Antonio Silva Filho; Martha Priscila Pereira

 

Eixo 3 - A HEMEROTECA COMO TÉCNICA DE PESQUISA QUALITATIVA: UM SUBSÍDIO AO ESTUDO DA VIOLÊNCIA URBANA - Sâmara Santos; Xisto Souza Jr.

 

Eixo 3 - CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DA ÁREA DE TRABALHO DOS AGENTES DA VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE –PB - Kleiton Wagner Silva; Severino Justino Sobrinho; Martha Priscila Pereira

 

Eixo 3 - EXPRESSÕES SOCIOTERRITORIAIS SOBRE A VIOLÊNCIA EM CAMPINA GRANDE-PB - Sâmara Santos

 

Eixo 3 - VIOLÊNCIA URBANA EM CAMPINA GRANDE: O CASO DA FAVELA DO PEDREGAL - Helder de Lima; Janaína B. Silva


                              Auditório da Biblioteca - BLOCO DA BIBLIOTECA das 13:30 às 16:00h

 

Eixo 6 - ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL SOBRE O REUSO DE ÁGUAS RESIDUAIS NOS CENTROS URBANOS - José Adailton Silva; Monalisa Cristina; Danielle Vanderley

 

Eixo 6 - USO DA TERRA E MANEJO DO CAMPO EXPERIMENTAL DE BARBALHA – CE DA EMBRAPA ALGODÃO ATRAVÉS DO GEOPROCESSAMENTO - André Velozo; Jana de Souza; José Cortez

 

Eixo 6 - SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO SETOR DE MINERAÇÃO NO MUNICÍPIO DE VIEIRÓPOLIS,PB: ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DO MODELO PRESSÃO-ESTADO-RESPOSTA - José Ribamar Carvalho; José Martins; Wilson Curi

 

Eixo 6 - DIAGNÓSTICO GEOAMBIENTAL E IMPACTOS DA GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS NO BREJO PARAIBANO - Lázaro Souza; Sérgio Murilo Araújo

 

Eixo 6 - A PESCA ARTESANAL E OS EMBATES DAS QUESTÕES DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NO AÇUDE EPITÁCIO PESSOA - Jefferson Oliveira; Jayara Santos; Janaína B. Silva

 

Eixo 6 - Um estudo de caso no bairro São José, em João Pessoa-PB: impactos ambientais observados em comunidades carentes - Monalisa Medeiros; Cristiane Souza; Catyelle Ferreira

 

Eixo 6 - OS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DA INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO NO MUNICÍPIO DE SERTANIA – PE - Maria José Batista Simões

        

 

        

ATENÇÃO:Aos alunos que forem participar do Minicurso - Webquest: Nova Tecnologia de Ensino de Geografia - se possível levar um Notebook para realização do minicurso. 

 

* Devido a pequena quantidade de interessados não serão realizados os jogos do INTEGRAGEO e em seu lugar haverá a apresntação do CINEGEO com os seguintes filmes:

1 -  Mr. Holland - Adorável Professor Terça-feira, 14/06 Terça-feira, 14/06, sala 15 às 09:00.

   

                                    

Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda. 

 2- Tempos de Paz - Quarta-feira, 15/06, sala , às 09:00.

 

 

Em 1945, para fugir da Segunda Guerra Mundial, imigrantes europeus chegam aos montes ao Brasil, indo diretamente ao porto do Rio de Janeiro. É ali que se encontra o interrogador da polícia especializado em torturas chamado Segismundo, funcionário oficial no governo de Getúlio Vargas. E é ele quem vai interrogar o ex-ator polonês Clausewistz, que conseguiu escapar do nazismo depois de passar pelos horrores na guerra.

3- Coisas Belas e Sujas, Quinta-feira, 16/06, Auditório do CA, às 09:00

 

No secreto submundo de Londres, dois imigrantes ilegais descobrem que o preço da liberdade pode ser mais do que estão dispostos a arriscar. Um nigeriano, imigrante ilegal, que trabalha como porteiro de um hotel, é acusado de assassinato. Ele se junta a uma camareira turca e uma prostituta chinesa para desvendar o crime. De Stephen Frears, diretor nomeado ao Oscar por "Os Imorais", "Ligações Perigosas" e "Alta fidelidade". Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original, com Audrey Tautou, estrela de sucesso internacional.

 

 

4 -Encontro comMilton Santos, Sexta-feira, 14/06, sala 15, às 09:00.

A partir de uma entrevista feita com o geógrafo Milton Santos em 4 de janeiro de 2001 é discutido o tema da globalização e seus efeitos nos países e cidades do planeta.

 

* Minicurso  -  Noções de Geoprocessamento aplicado à Geografia Humana - Vagas Esgotadas.

 

* Minicurso  - Geografia, meio ambiente e o semiárido: ensino e pesquisa através da música regional - Vagas Esgotadas.

 

* Minicurso - Webquest: Nova Tecnologia de Ensino de Geografia - Vagas Esgotadas.